terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ovos pochês: como fazer?

Primeiramente o que são ovos pochês?
Pocher é um verbo francês que significa escalfar/escaldar. Ou seja, cozinhar os ovos (ou outros alimentos) em água fervente. Os ovos pochês são cozidos abertos, sem a casca, em água fervente com um pouco de vinagre. O vinagre ajuda a tornar firme a clara. Quanto mais frescos os ovos, melhor. A clara não irá se espalhar ao colocarmos o ovo na água.
Os ovos pochês são servidos sobre torradas, como entrada e até sobre uma saladinha de folhas+croutons+pedacinhos fritos de bacon. O croutons são cubinhos crocantes de pão. Já existem prontos no supermercado, mas podem ser dourados na manteiga, no azeite ou apenas dourados no forno, quando ficarão mais saudáveis!
Afinal, como fazer os ovos pochês?
- Coloque água em um frigideira ou panela rasa até uma altura de uns 3 cm. Acrescente l colher chá de sal e uma colher chá de vinagre.Deixe levantar fervura e abaixe o fogo para um cozimento lento.
- Quebre o ovo numa xícara e coloque-o lentamente na frigideira. Cozinhe por 2 ou 3 min. Retire com cuidado com uma escumadeira e escorra bem. Sirva em seguida. Se a clara ficar disforme, acerte o contorno com uma faca.
- Para que os ovos fiquem num formato redondo perfeito, utilize aros redondos dentro da panela para acomodar os ovos.
- Para servir várias pessoas, faça a quantidade necessária, cozinhando um pouco menos, mantendo os ovos numa panela com um pouco de água aquecida.

Obs.: os croutons são usados em saladas, em sopas e caldos (como decoração ou acompanhamento), purês de legumes e até em pratos de carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário