quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Você sabe cozinhar um ovo?

"Ao fazer ovos cozidos, nunca acerto. Sempre ficam fora do ponto desejado. Como proceder para cozinhá-los corretamente? E também gostaria de saber como fazer os tais ovos pochés, como e quando serví-los. Marita"

Prezada Marita,
Há algumas dicas para se obter ovos cozidos perfeitos. Em primeiro lugar, tire-os da geladeira com antecedência. Não devem ser cozidos gelados, pois estourarão. Pode colocá-los em bastante água fervente, já borbulhando, ou em água fria. Não tampe a vasilha.
Água fervente: ovos quentes (moles) cozinhar durante 4 minutos
ovos um pouco mais firmes cozinhar por 5 minutos
ovos duros cozinhar durante 8 minutos
Água fria: calcular o tempo após levantar fervura
Após o cozimento, retirar os ovos da água com uma escumadeira e passar rapidamente em água fria. Os ovos duros devem ficar em água fria até esfriarem completamente para evitar a formação de um círculo de cor escura entre a gema e a clara, o que enfeia o ovo. Assim também não vão esfarelar ao serem cortados. Use um cortador próprio para ovos.
Uma dica importante: se o ovo estiver trincado, colocar uma colher de chá de sal ou vinagre na água. A clara ficará firme e não se espalhará na água.
Para servir com classe os ovos moles, coloque-os em porta ovos de louça ou cerâmica, retirando a parte superior da casca com uma colherinha. Coloque sal e pimenta à mesa para que cada pessoa use o tempero à vontade.
Quanto aos ovos pochés, vou preparar uma resposta especial para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário