quarta-feira, 25 de agosto de 2010

HOJE É DIA DE PIZZA!

"Estou precisando de uma receita de pizza que não necessite do chamado fermento de padaria ou do fermento comprado em tabletes no super-mercado. Gostaria de uma receita prática, fácil de fazer, pois gostamos muito de pizza no final de semana quando vem aquela preguiça de cozinhar alguma coisa no fim de tarde... Tatiana"

Querida Tatiana,
A pizza é uma ótima opção de lanche. Temos as mais simples (mussarela e molho, por ex.) e também as mais sofisticadas, com mais ingredientes, como a portuguesa. Na pizza temos o hidrato de carbono (farinha), a proteína (queijo, ovo), uma boa gordura (azeite)e legumes e verduras (tomate fresco ou seco, rúcula, abobrinha)que variam conforme a receita.E uma boa massa é essencial para o resultado da receita. Vamos lá:

Massa básica
200 g de farinha de trigo (corresponde a 1 xic e 3/4)
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa rasa de fermento em pó (de latinha)
1 copo americano de água (180 ml)
1 colher de café de sal
Coloque a farinha de trigo numa tigela e misture com o fermento. Abra um espaço no centro e coloque o azeite. Misture o sal com a água e vá colocando aos poucos, misturando com a farinha e o azeite. A massa não deverá ficar muito seca.Observe que nem sempre será necessário usar toda a água.Cobrir e deixar descansar por 15 minutos.
Untar a forma de pizza com azeite e estender a massa com as mãos.Coloque o molho e os ingredientes escolhidos. Pode assar tanto no forno como no bico do gás.
Bom apetite!

Obs.: a xícara padrão é de 240 ml

Um comentário: