quarta-feira, 14 de julho de 2010

Abóbora japonesa

"Vou fazer uma sopa-creme de abóbora e a receita informa que é para utilizar a abóbora japonesa. Poderia explicar as diferenças entre as abóboras e porque a japonesa deve ser utilizada para a sopa? E como a identifico?" Maria Tereza

Há diversos tipos de abóbora com deliciosos sabores e com vasto emprego na culinária. A abóbora-japonesa é uma das variedades da abóbora (família das cucurbitáceas), tais como abóbora-moranga, abóbora-dágua ou abobrinha, abóbora-do-campo, abóbora-chila, abóbora-do-mato, abóbora-serpente, abóbora-de-pescoço, abóbora-espaguete... Na maioria das vezes, a casca é lisa embora poucas variedades tenham a casca rugosa. Os tamanhos, cores e formatos variam conforme o tipo. Uma das mais curiosas é a espaguete, de cor pálida e formato de melão que, quando cozida, tem sua polpa separada em longos fios parecendo espaguete!
A abóbora-japonesa é arredondada, tem a casca em forma de gomos de cor rajada em tons de verde e amarelo. É indicada principalmente para pratos salgados por ter a polpa mais enxuta. Quando for comprar, na feira, quitanda ou supermercado, simplesmente pergunte! Logo adquirirá prática e saberá identificar diversas variedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário