quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pimenta(s) do reino

"Quando assisto a programas de culinária, os chefs acrescentam uma pitada de pimenta do reino aos pratos. Parece que é um toque especial. Queria saber como usar, se faz bem à saúde e como adquirir um moedor daqueles". Evanilda

Prezada Evanilda, a pimenta do reino hoje é popular mas, na Idade Média, era o condimento mais caro, mais procurado e consumido apenas pelos ricos. Seu aroma é fresco e o sabor é picante e quente. Temos a verde que é tenra e colhida antes de amadurecer; a negra e a branca (mais suave), colhidas quase maduras e que conservam ou não a polpa que lhes confere a cor. Podem ser encontradas em grãos inteiros ou moídas. Em grãos inteiros é mais interessante pois é um tempero de pós-cozimento, a ser moído na hora e a gosto.Usado em molhos, carnes, verduras, batata, maionese. Seu sabor será preponderante apenas em pratos como o "steak au poivre", bife de contrafilé generosamente temperado com grãos de pimenta do reino preta. Nos outros dará o toque especial.
Com relação à saúde, a pimenta do reino melhora a digestão, estimula a secreção de sucos gástricos, elimina gases intestinais.E o moedor é encontrado em casa de artigos para cozinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário